Contabilidade para agências de publicidade: como reduzir a tributação?
Você sabia que a contabilidade para agências de publicidade pode oferecer diversos benefícios para o seu negócio, contribuindo, por exemplo, para a redução na carga mensal de impostos?
Neste conteúdo, vamos tirar todas as suas dúvidas sobre a contabilidade para agência de publicidade.
Também vamos apresentar detalhes sobre a tributação para empresas de publicidade e apresentar um passo a passo completo para você que pretende montar negócio neste ramo de atividade.
Deseja saber tudo sobre a contabilidade para agências de publicidade? Acompanhe este conteúdo até o final ou se preferir, clique em um dos botões abaixo e entre em contato conosco!
O que faz uma agência de publicidade?
Você sabe o que é e o que faz uma agência de publicidade e propaganda?
Esse tipo de empresa é responsável por estruturar campanhas de marketing e propaganda para pessoas jurídicas, pessoas físicas e organizações em geral que desejam promover ideias, marcas, produtos ou serviços.
Uma empresa de publicidade e propaganda costuma oferecer serviços completos de marketing para divulgação de negócios e ideias, incluindo comerciais de rádio e televisão, campanhas em sites, blogs e nas redes sociais.
Em geral, esse tipo de negócio, que por sinal, está super em alta na atualidade, conta com profissionais criativos, como: designers, redatores, editores de vídeo, estrategistas de marketing e gestores de tráfego.
Contabilidade para agência de publicidade: Vale a pena atuar como pessoa jurídica ou pessoa jurídica?
Você que acompanhou este conteúdo até aqui, já sabe o que é uma agência de publicidade e muito provavelmente atua no segmento.
Sendo assim, é hora de entender como funciona a contabilidade para agências de publicidade e descobrir como ela pode ser útil para economia de impostos.
Neste tópico, vamos responder uma dúvida muito comum: Qual a melhor alternativa para profissionais da área de marketing e publicidade, prestar serviços como pessoa física ou pessoa jurídica (PJ)?
Para responder a essa pergunta, precisamos detalhar como funciona tributação para prestadores de serviços que atuam como pessoa física e prestadores de serviços, que atuam como pessoa jurídica, veja:
Tributação para prestadores de serviços pessoa física:
- Forma de tributação: Com base na tabela do Imposto de Renda Pessoa Física:
- Alíquota: Até 27,50%
Tributação para prestadores de serviços pessoa jurídica:
- Forma de tributação: Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real
- Alíquota: Variável com opção a partir de 6% sobre o faturamento.
Olhando para as alíquotas fica fácil concluir que atuar como pessoa jurídica é a melhor opção, isso levando em consideração apenas a carga tributária das empresas.
No entanto, quem procura uma contabilidade para agências de publicidade e decide abrir CNPJ pode contar ainda com outros benefícios, dentre eles, a possibilidade de contratar funcionários e emitir notas fiscais.
Tributação para agências de publicidade: como reduzir os impostos?
Agências de publicidade podem ser classificadas no CNAE 7311-4/00 Agências de publicidade, que engloba as seguintes atividades:
- Criação e a produção de campanhas de publicidade para qualquer finalidade, para veiculação em quaisquer tipos de veículos de comunicação;
- Colocação, em nome de clientes, de material publicitário em jornais, revistas, rádio, televisão, internet e em outros veículos de comunicação;
- Representantes dos veículos de comunicação para venda de tempo ou espaço de publicidade a clientes;
- Prestação de serviços para merchandising em rádio e televisão.
Com base nesse tipo de atividade as agências de publicidade podem optar pelos seguintes regimes tributários:
Simples Nacional: Regime tributário para agências com faturamento anual não superior a R$ 4,8 milhões e alíquotas de tributação entre 6% e 19,50% a depender do faturamento da empresa e do seu fator R (razão entre faturamento e folha de pagamento);
Lucro Presumido: Regime tributário para agências com faturamento anual não superior a R$ 78 milhões e alíquotas de tributação entre 13,33% e 16,33% sobre o faturamento.
Lucro Real: Regime tributário com apuração de impostos sobre o lucro líquido e as seguintes alíquotas:
- IRPJ: 15%
- CSLL: 9%
- COFINS: 7,6%
- PIS: 1,65%
Conte com os nossos serviços em assessoria contábil e contabilidade para agências de publicidade e descubra qual é a opção mais econômica para sua empresa.
Clicando em um dos botões ao final da página, você fala com um contador especialista, tira suas dúvidas e descobre como pagar menos impostos.
Passo a passo para abrir CNPJ e como contratar uma contabilidade para agência de publicidade
Procurando serviços de contabilidade e um escritório contábil especializado no seu tipo de atividade? Conte com a São Paulo Contabilidade.
Nossa especialidade é oferecer consultoria e serviços de contabilidade para empresas que estão determinadas e com foco no crescimento.
Neste tópico, vamos apresentar o passo a passo para que você abra um CNPJ para a sua agência e comece a pagar menos impostos, veja como funciona:
1.Contrate uma empresa de contabilidade especializada;
2.Reúna os documentos necessários para formalizar a empresa;
- RG e CPF;
- Comprovante de Residência;
- IPTU do imóvel sede da empresa.
3.Adquira um certificado digital e-CPF e um certificado e-CNPJ;
4.Aguarde enquanto o contador registra e sua empresa e solicita a emissão dos seguintes documentos:
- Registro da Junta Comercial (NIRE);
- CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas;
- Inscrição Estadual;
- Inscrição Municipal;
- Alvará de Funcionamento.
Finalizado o processo de legalização a sua empresa estará apta para entrar em funcionamento.
Não perca mais tempo, solicite o seu CNPJ e comece a pagar menos impostos. Conte com os nossos serviços em contabilidade digital.
Clique em um dos botões abaixo e entre em contato conosco, nosso time de especialistas está à sua disposição e pronto para tirar todas as suas dúvidas!