Contabilidade para digital influencer: como pagar menos imposto?

Contabilidade para digital influencer - vetor uma influencer digital nas redes sociais

Você já ouviu falar em contabilidade para digital influencer? Afinal, influencers digitais precisam de contador?

Neste conteúdo, você poderá tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto, incluindo os benefícios da contabilidade para influencer digital e as suas formas de tributação.

Será que vale a pena para os digitais influencers abrir uma empresa? Confira o conteúdo até o final para ficar por dentro de tudo ou se preferir, clique em um dos botões abaixo para entrar em contato com um contador especialista:

Contabilidade para digital influencer: é melhor ser autônomo ou pessoa jurídica?

A profissão influencer é uma das que mais estão em alta no momento, sobretudo no meio digital, os influenciadores produzem conteúdos para diversos canais, dentre eles, Instagram, Tik Tok e Youtube.

A remuneração desses profissionais tem origem na monetização do Google Adsense e também nos contratos firmados com anunciantes que utilizam a popularidade destes profissionais para promover seus produtos e serviços.

Alguns influencers digitais chegam a faturar milhões anualmente neste mercado, enquanto outros faturam um pouco menos. No entanto, em todos os casos, há uma dúvida comum: é melhor ser autônomo ou pessoa jurídica?

A contabilidade para digital influencer pode responder a essa pergunta de forma simples e objetiva, para isso, basta avaliar os aspectos tributários que envolvem a atividade profissional como PF (pessoa física) e como PJ (pessoa jurídica), vejamos:

Tributação para influenciador pessoa física:

  • IRPF – Imposto de Renda Pessoa Física: Alíquota pode chegar a 27,5%;
  • INSS – Contribuição Previdenciária: Alíquota de 20% (limitada ao teto do INSS);
  • ISS – Imposto Sobre Serviços: 2% a 5%.

Tributação para influenciador pessoa jurídica:

  • Regimes tributários: Alíquota a partir de 6% no Simples Nacional ou 13,33% no Lucro Presumido;
  • INSS – Contribuição Previdenciária: 11% sobre o pró-labore (retirada mensal);
  • ISS – Imposto Sobre Serviços: Incluso nas alíquotas do Simples Nacional e do Lucro Presumido mencionadas acima.

Olhando para os impostos e alíquotas acima, podemos perceber que do ponto de vista tributário e econômico, atuar como pessoa jurídica é a melhor opção.

No entanto, temos que considerar ainda, outros benefícios importantes das pessoas jurídicas, dentre eles:

  • Permissão para emitir notas fiscais;
  • Maior facilidade para fechar contratos com outras pessoas jurídicas;
  • Maior facilidade na contratação de funcionários;
  • Facilidade de acesso a créditos e financiamentos.

Vale destacar que os inúmeros benefícios da abertura de empresa fazem com que um número cada vez maior de profissionais da área busque uma contabilidade para digital influencer.

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Por que contratar uma contabilidade para digital influencer?

Contratar uma contabilidade para digital influencer é fundamental para quem deseja ver os seus negócios crescendo.

Uma assessoria contábil especializada cuidará de todos os detalhes para que a sua empresa cresça de forma sustentável e segura, garantindo a entrega de todas as obrigações exigidas pelo fisco.

Além disso, as empresas de contabilidade especializada podem fornecer orientações acerca da gestão dos negócios e também elaborar planejamentos para economia de impostos e maximização dos lucros.

O contador é peça fundamental para o sucesso das empresas e o melhor amigo do empreendedor, conte com ele!

Entendendo a tributação para digital influencer: como reduzir os impostos?

Ao abrir uma empresa para digital influencer você precisa escolher o CNAE, ou seja, a atividade correta para garantir uma boa economia de impostos.

Atualmente, a legislação empresarial brasileira ainda não contempla um CNAE específico para os influenciadores, sendo, portanto, o CNAE – 7319-0/02 Promoção de vendas, o mais indicado para a atividade.

Com este CNAE, o influencer, pode optar por um dos seguintes regimes tributários:

  • Simples Nacional;
  • Lucro Presumido;
  • Lucro Real.

Dentre as opções, o Simples Nacional e o Lucro Presumido são os mais utilizados devido a menor carga tributária e complexidade, veja como funciona cada opção:

Simples Nacional

O Simples Nacional para influencer digital é guiado pela regra do Fator R que diz o seguinte:

Empresas com folha de pagamento igual ou superior a 28% do faturamento contribuem no ANEXO III do Simples Nacional com alíquotas efetivas que variam entre 6% e 19,5% de acordo com a faixa de faturamento da empresa.

Empresas com folha de pagamento inferior a 28% contribuem no ANEXO V do Simples Nacional com alíquotas efetivas que variam entre 15,50% e 19,25% de acordo com a faixa de faturamento da empresa.

Vale destacar que este regime de tributação é exclusivo para empresas com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões.

Lucro Presumido

Por sua vez, o Lucro Presumido é um regime tributário que atende empresas com faturamento anual de até R$ 78 milhões.

Neste regime, a alíquota sobre prestadores de serviços pode variar de 13,33% a 16,33% de acordo com a alíquota de ISS praticada pelo município de instalação do negócio.

Lucro Real

Por fim, temos o Lucro Real, regime destinado a empresas com faturamento anual de até R$ 78 milhões e com alíquotas significativamente maiores, veja:

  • PIS: 1,65%
  • COFINS: 7,60% 
  • IRPJ: 15,00% mais adicional de 10% sobre o lucro trimestral maior que R$ 60 mil.
  • CSLL: 9,00% 

Conte com uma contabilidade para digital influencer e garanta economia, escolhendo o melhor regime tributário para o seu negócio.

Como abrir uma empresa e contratar uma contabilidade para digital influencer?

Para finalizar esse conteúdo, veja como é simples o processo para abertura de uma empresa, são basicamente as seguintes etapas:

  • Contrate uma assessoria contábil especializada;
  • Registre a empresa na Junta Comercial;
  • Solicite a emissão do CNPJ na Receita Federal;
  • Solicite a Inscrição Municipal e o Alvará de Funcionamento na Prefeitura;
  • Adquira um certificado digital pessoa física, o e-CPF;
  • Adquira um certificado digital pessoa jurídica, o e-CNPJ.

Com o auxílio e orientação de uma assessoria contábil especializada, você pode abrir CNPJ para digital influencer em poucos dias.

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A São Paulo Contabilidade é especializada em negócios digitais, regularize as suas atividades, pague menos impostos e evite problemas com o fisco.

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