Contabilidade para coach e empresas de coaching
Contabilidade para coach: Você sabia que coaches também precisam de contador?
O mercado coaching é um dos que mais crescem no Brasil e no mundo, para que tenhamos uma ideia, apenas nos Estados Unidos, esse tipo de atividade movimenta aproximadamente US$ 3 bilhões de dólares.
Dados da International Coach Federation (ICF) apontam que nos últimos quatros anos, o coaching cresceu mais de 300% ao redor do mundo e conta com mais de 73 mil profissionais.
Estamos falando de um mercado promissor que tem gerado emprego e renda para muita gente, além de ajudar pessoas a melhorar de vida.
No entanto, como tudo que movimenta o mercado e gera receitas, a atividade coaching é tributada pelo fisco.
Diante disso, é muito importante que o profissional que empreende neste segmento conheça a importância e conte com o apoio e assessoria de uma contabilidade para empresas de coaching
Neste conteúdo, você que atua ou pensa em atuar na área, vai entender como funciona a tributação e a contabilidade para coach, além de tirar diversas dúvidas.
Acompanhe o artigo até o final, ou se preferir, clique em um dos botões abaixo e entre em contato conosco!
O que faz um coach?
Você sabe o que é e o que faz um coach? A palavra tem origem na língua inglesa e em tradução literal para o português significa “treinador.”
No entanto, não estamos falando do tipo tradicional de treinador, ou seja, aqueles que estamos acostumados a ver nos programas de esporte na televisão.
Estamos falando do coach que oferece treinamento, acompanhamento e consultoria para empresas e também para pessoas físicas que buscam crescimento e desenvolvimento em determinada área.
Existem diversos tipos de coach no mercado, dentre os quais, podemos destacar:
- Coach de carreira;
- Coach de emagrecimento;
- Coach motivacional;
- Coach financeiro;
- Coach pessoal;
- Coach empresarial.
Contabilidade para coach: Vale a pena atuar como pessoa jurídica ou pessoa jurídica?
Quando o assunto é contabilidade para coach, uma das dúvidas mais frequentes diz respeito a tributação deste tipo de serviço.
Qual a melhor alternativa para quem pretende ingressar ou já atua na área? Abrir empresas de coaching e trabalhar como pessoa jurídica (PJ) ou optar pela pessoa física?
Para responder a essa pergunta, é preciso analisar o que diz o ordenamento tributário brasileiro.
Existem diferenças significativas entre a tributação das pessoas físicas e a tributação de pessoas jurídicas.
De acordo com a legislação em vigor, prestadores de serviços que atuam como pessoa física devem recolher o Imposto de Renda sobre os seus rendimentos.
Por sua vez, com base na tabela do IR para pessoas físicas, temos que a alíquota do imposto pode chegar a 27,50%, veja:
Por sua vez, quem decide abrir CNPJ e atuar como pessoa jurídica, tem acesso a alíquotas menores, como por exemplo, a do Simples Nacional que pode começar em 6% para esse tipo de atividade.
Olhando para os impostos em cada caso, não restam dúvidas, atuar como pessoa jurídica é a melhor opção para um coach.
Tributação para coach e empresas de coaching: como reduzir os impostos?
Você já sabe que pode economizar ao montar negócio como pessoa jurídica e contratar uma contabilidade para empresas de coaching.
Mas afinal, como funciona na prática? Como um contador especialista pode ajudar empresas e profissionais da área de consultoria a pagar menos impostos? Como reduzir a tributação?
A redução da tributação é possível em função do planejamento tributário elaborado pela assessoria contábil.
A contabilidade especializada irá indicar o CNAE empresa de coaching correto e além disso, simular cenários para encontrar o melhor regime tributário para cada caso.
O CNAE mais indicado para empresas de Coaching é o 8599-6/04 – Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial.
Com base nessa atividade, é possível optar tanto pelo Simples Nacional, como também pelo Lucro Presumido.
Simples Nacional para empresas de coach
No Simples Nacional, empresas de consultoria e treinamento contam com alíquotas a partir de 6%, podendo chegar ao máximo de 19,50% sobre o faturamento.
A alíquota efetiva a ser cobrada depende de diversos fatores, dentre eles o faturamento da empresa e o seu FATOR R (relação faturamento/ folha de pagamento).
Conte com os nossos serviços de contabilidade e descubra a alíquota sobre as suas atividades.
Lucro Presumido para empresas de coach
Por sua vez, no Lucro Presumido, as empresas de treinamento e consultoria contam com alíquota entre 13,33% e 16,33% sobre o faturamento.
Como podemos observar, em ambos os regimes tributários destacados neste conteúdo, as alíquotas são inferiores à do Imposto de Renda Pessoa Física.
Diante disso, fica claro que, com o apoio da contabilidade para coach, é possível garantir economia.
Passo a passo para abrir CNPJ e como contratar uma contabilidade para coach
Por fim, agora que você já sabe tudo sobre contabilidade para coach, confira o passo a passo para abrir a sua empresa e pagar menos impostos:
- Contrate um escritório contábil;
- Adquira um certificado digital e-CPF e um e-CNPJ;
- Escolha o melhor regime tributário para o seu negócio;
- Elabore um Contrato Social ou Requerimento de Empresário;
- Aguarde enquanto o contador cuida da emissão do CNPJ, Alvará de Funcionamento e outros documentos.
Procurando por empresas de contabilidade? Conte com a nossa equipe e conheça os nossos serviços em contabilidade digital.
A São Paulo Contabilidade oferece serviços completos e especializados em contabilidade para coach.
Nosso time de contadores e especialistas está à sua disposição para tirar todas as suas dúvidas e cuidar dos trâmites legais para abertura da sua empresa.
Não perca mais tempo, abra o seu CNPJ e comece a pagar menos impostos, clique em um dos botões abaixo e entre em contato conosco!